quarta-feira, 30 de julho de 2014

RISOTTO DE POLVO COM CAMARÃO

Oi pessoal,
Hoje tenho mais uma receitinha deliciosa pra vocês, essa semana vamos de Risotto!! Prato típico italiano com origem na Lombardia, mas que pela sua praticidade se tornou super popular aqui na terra brasilis!!  Sou super fã!! É um prato prático e delicioso que vai bem em qualquer ocasião!! É daquele tipo que você faz e seus convidados se sentirem alimentados por um chef renomado kkkkk!!!
Pra hoje escolhi o RISOTTO DE POLVO COM CAMARÃO, aqui em casa faz o maior Sucesso!!  Vamos lá:

Ingredientes:
1 1/2 xícara de chá de arroz negro
300 gr de camarão 
400 gr de polvo pré cozido
50gr de parmesão ralado
1 cebola
1 dente de alho
1 xícara de Vinho Branco Seco (pode ser tinto)
1 tablete de caldo de legumes
1L de água
2 Ramos de Alecrim
Azeite (para refogar)
Sal e Pimenta à gosto


Modo de Fazer:
Primeiro corte o polvo em rodelas e limpe os camarões. Em seguida tempere ambos com sal pimenta a gosto (deixe descansar por 15 min). Em uma frigideira, refogue-os (polvo e camarão) no azeite com os ramos de alecrim por não mais que 8 minutos (para o camarão não endurecer). Reserve sem dispensar o caldo.
Separadamente, dissolva o caldo de legumes em 1l de água e reserve.
Em outra panela aqueça o azeite e em seguida refogue a cebola picada e o alho, quando a cebola estiver transparente adicione o arroz. Em fogo alto, acrescente a xícara de vinho e aguarde até que o álcool evapore, depois baixe a chama para média. Para cozinhar o arroz negro (que demora bastante, em média 1h15m) adicione o caldo de legumes dissolvido em porções e observe até atinja a textura desejada. Quando o arroz estiver cozido, diminua a chama do fogão e incorpore o camarão/polvo. Em seguida adicione o parmesão. E pronto é hora de servir!!

Para servir: Deixe 3 tentáculos de polvo inteiros, separe também 3 camarões. Colocar um tomate cereja e umas folhinhas de alecrim no prato dá um charme.

Dicas: o Arroz Negro pode ser substituido por qualquer outra massa para risotto (arroz arbóreo ou risoni) que tem tempo de cozimento menor. Mas eu, particularmente, gosto do charme do um arroz negro. Nesta receita, utilizei o arroz negro da marca "La Pastina".
Não sei se vocês já fizeram risotto, mas em caso de "sobra" não é o melhor dos pratos para requentar!! Não aconselho!! Comam até o último grão!!!


Harmonização: Mais uma vez o Sauvignon Blanc tem as notas perfeitas para este prato.

Curiosidade: o caldo de legumes (ou carne/frango) em que é cozido o arroz dá-se o nome de fundo.

Rende 3 porções generosas.

Bon Appetit

Beijocas, Luana

Nenhum comentário:

Postar um comentário