sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Feijoada

Final de semana pintando no ar. E aí, sempre rola a vontade de comer algo muito gostoso, principalmente no almoço de domingo, né?! Comigo sempre é assim e dai surgiu a ideia de ensinar para vocês uma feijoada que apesar do nome pesado, essa minha consegue ser um pouquinho mais light do que essas receitas que fazem por ai. Kkkkkkkk 

Para os amantes de uma comida pesada, o segredo essencial é o modo de preparo e não a quantidade de carnes de porco e defumados que usam. Preparem os ingredientes e vamos lá.
Ingredientes:- 2kg de feijão preto
- 250g de carne de sertão/charque/carne seca
- 250g de costela de porco defumada
- 200g de costela de porco salgada
- 150g de lombinho defumado
- 150g de bacon
- 350g de calabresa
- 100g de paio
- 500g de carne bovina (peito/coxão duro/patinho/alcatra)

Tempero:- 2 Cebolas grandes picada ou ralada
- 5 Dentes de alho
- 1 Maço de Cebolinha
- 1 Maço de Salsa
- 1x Hortelã (picado grosso)
- 6 Folhas de louro e uma pitada de folha de louro moída
- 1 Pitada de cominho em pó
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- Azeite/ Óleo para refogar

Modo de Preparo:

Um dia antes coloque de molho as carnes salgadas ( charque, costela de porco salgada - a defumada não precisa). Vá trocando a água várias vezes (de 5h em 5h) para assim retiramos o sal, se quiser acelerar o processo use água gelada).
Na hora do preparo comece limpando o feijão, verificando se há alguns grãos ruins, retirando-os. Em uma tigela grande coloque o feijão de molho com água quente suficiente até cobrir. Reserve.
Primeiro passo: Numa panela de pressão coloque um fio de azeite/óleo e uma folha de louro e após aquecer coloque a carne de charque já retirada o sal. Refogue e coloque água quente suficiente para quase cobrir a carne. Deixe cozinhar por aproximadamente 30 min, depois tire a pressão e abra a panela verificando se a carne esta amolecida. Caso não esteja, coloque novamente por mais 10, 20 minutos a depender da necessidade. No ponto certo, retire a carne da panela sem caldo e reserve. O caldo deixe separado.
Segundo Passo: Corte a carne bovina em pedaços grandes ( de 3 a 4 dedos de largura). Utilize a mesma panela de pressão usada no primeiro passo e coloque novamente um fio de azeite/óleo. Aqueça e coloque as carnes bovinas para selarem. Em seguida coloque um folha de louro e o caldo reservado da carne anterior. Caso esse caldo não seja suficiente para cobrir a carne bovina, complete com agua quente. Tempere esse caldo com um pitada de cominho em pó, cebolinha, salsa, hortelã e hortelã grosso picados (aproximadamente 1x cheia). Tampe a panela, colocando novamente na pressão, seguindo o mesmo procedimento anterior para cozimento. Após cozido, reserve.
Terceiro passo: Rale ou corte a cebola e o alho, reserve. Corte também todos os temperos verdes e reserve. Corte as calabresas, paio em pedaços pequenos ( Depende da preferência, sugiro 2 dedos aproximadamente, se preferir em diagonal). Corte o bacon também em pedaços pequenos ou médio (depende da preferência). O lombinho defumado corte em pedaços de 3 a 4 dedos e as costelas suína também. Reserve-os.
Quarto passo: Em uma panela grande ( tipo caldeirão) com fogo baixo coloque todas as calabresas, paio e bacon. Deixe fritar bastante, virando sempre o pedaços para não grudar e/ou queimar. Não precisa acrescentar azeite/óleo. Após dourar, coloque a cebola e o alho para refogar junto, e depois o restante dos temperos verde cortados. Misture bem. Em seguida, retire a água do feijão de molho, desprezando-a. Coloque os grãos do feijão escorrido junto com esse refogado do caldeirão. Acrescente as costelas e o lombinho já cortados. Coloque aprox. 2 litros de água quente para cobrir esse refogado com o feijão. Acrescente o vinagre, a pimenta cominho, as folhas de louro restante. Tampe a panela e deixe ferver cozinhando por aprox. 25/30 min. Quando o feijão estiver praticamente cozido, coloque a carne seca e bovina dentro da panela e o caldo dessa carne também. Deixe ferver bastante até que os grãos de feijão fiquem "al dente". O interessante é não amolecer demais o feijão pois prejudicará o que sobrar, . Em momento algum você deverá utilizar sal. Somente na hora de servir verifique o sal, caso precise acerte. Muito cuidado para não salgar.

Dica:
- Para saber se as carnes salgada e bovina estão no ponto certo de cozimento basta enfiar o garfo. Se entrar macio esta no ponto certo. Não pode cozinhar muito para que não se desfaça os pedaços no feijão.
- O tempo de cozimento das carnes e do feijão depende do seu fogão, o tempo que passamos é estimado.
-  Para diminuir a gordura no preparo opte por um bacon mais magro, com pouca gordura. Serve também para a escolha da carne seca.
- Muito cuidado com o sal. Geralmente não é necessário pois as carnes salgadas já acertam o sal no final.
- O mais aconselhável é preparar de um dia para o outro para que o sabor fique mais acentuado.
- Caso perceba que o sal está acima do desejável cozinhe umas batatas em pedaços grandes e coloque dentro do feijão. Deixe ferver e aguarde alguma horas. Na hora de servir retire as batatas.
- Na hora de servir sugiro que separe em travessa as carnes do feijão. Isso facilitará para servir e também evitará que quebrem demais as carnes, ficando com uma aparência feia.
- A quantidade de tempero verde fica a critério, tem pessoas que curtem um pouco mais temperado. Fiquem a vontade para acrescentar.

E ai gostaram? Corre lá e mãos na massa. Depois me contem,ok?!
Serve bem 12 pessoas.
Para acompanhar sugiro uma farofa de bacon, salada de folhas com tomate e um arroz branco.
Boa Apetite!


Beijinhos,
Thaíse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário