quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Fetuccine Shitake-Shimeji

Olá galerinha! 
Tem dia que a gente quer comer bem mas tá com uma preguicinha de fazer algo mais elaborado né? Isso de vez em quando acontece comigo!! Quando tô assim nessa letargia, a única comida que penso em fazer é MASSA!! Tem coisa mais rápida??? não né!!! Por isso hoje vou apresentar pra vocês uma massa com um molho super-hiper-mega prático e saboroso!!! É um FETTUCCINE com MOLHO SHIMEJI-SHITAKE!! Eu particularmente adoooro!! Para dar uma realçada no sabor, eu vou fazer também uma AZEITE AROMATIZADO que é super prático e pode ser utilizado em vários outros pratos. Vamos nessa?!

Ingredientes:
AZEITE AROMATIZADO: 
80ml de Azeite de Oliva
1 colher de sopa de Sálvia
1 colher de sopa de Tomilho
1 colher de sopa de Alecrim
1 colher de sopa de Salsa
(A preferência é para ervas frescas que têm sabor mais intenso, mas pode-se utilizar as desidratadas)

FETTUCCINE/MOLHO: 
500gr de fettuccine
50gr shimeji 
50gt shitake 
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola pequena picada
60ml de vinho
40ml de shoyu
350 ml de creme de leite fresco
1 colher de chá de amido de milho
50gr de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino à gosto


PREPARO AZEITE
Em um mixer/liquidificador bata todos os ingredientes e está pronto!! SUPER DIFÍCIL, hein!!?

PREPARO FETTUCCINE/MOLHO
Em uma panela alta ferva a água com sal e em seguida adcione a massa, deixando-a cozinhar pelo tempo de preparo indicado na embalagem, ou até que esteja "al dente".
Em uma frigideira derreta a manteiga com um *fio de azeite, refogue a cebola até que esteja transparente e, em seguida adcione os cogumelos fatiados (primeiro o shimeji e 3 minutos depois o shitake). Na sequência adicione o vinho e o shoyu. Três minutos depois (ou quando ferver) incorpore o creme de leite fresco (dissolva a maisena em 3 colheres de creme de leite e acrescente). Adcione o parmesão ralado e por fim sal e pimenta à gosto! Está pronto um molho delicioso e prático!!

Dicas: 
Se só tiver cogumelos desidratados não faz mal! Basta colocá-los na água fria por 30min.
É óbvio que este molho pode acompanhar qualquer massa, mas eu particularmente, prefiro com fettuccine e penne.
Sempre que for refogar um alimento na manteiga coloque também um fio de azeite. Ele evita que a manteiga queime, ou melhor, ele retarda a queima da manteiga
Esqueça essa história de colocar óleo/azeite na massa a ser cozida. Massa de qualidade não gruda quando cozida em água fervente e o azeite/óleo só vai servir para lubrificá-la dificultando que o molho se junte a ela.

Harmonização: Aconselho um Pinot Noir. Apesar de ser um molho branco o sabor dos cogumelos é bem intenso!! Se você curte um vinho branco, uma boa pedida é um Chardonnay. 

Serve 3 pessoas muito bem!!


Bon Appetit!

Bjin,

Luana Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário