quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pão de Queijo

A receitinha de hoje é daquelas que vai te salvar na hora do lanche!!! Quando bate aquela fome com a qual você não contava, ou quando chega uma visita inesperada no final da tarde e você fica desesperada, o que fazer??? Que tal ter esse PÃO DE QUEIJO ESPECIAL no congelador prontinho pra ir ao forno??? E tem coisa melhor do que aquele cheirinho IRRESISTÍVEL que vem do forno e toma a casa inteira????
Como adoro inovar adaptei a receita original e esse é feito com QUEIJO REINO e PRESUNTO CRU!!!! humm…….DI-LÍ-CIA!!!!!!
Ingredientes:
150g de polvilho azedo
250g de polvilho doce 
Pitada de sal
20g de manteiga com sal
55ml de óleo de canola (de milho ou de girassol, também funcionam)
300ml de leite integral
*2 ovos grandes
220g de reino
110g de queijo parmesão (ralado)
60 gramas de presunto cru (parma) picado

Modo de Preparo:
Em uma panela pequena junte o leite, o óleo e a manteiga, leve ao fogo e desligue assim que começar o processo de fervura (aquelas bolinhas aparecem na borda da panela).
Na tigela de uma batedeira acrescente os polvilhos peneirados e o sal. Adicione a mistura do leite e mexa com uma colher rapidamente (para evitar que o polvilho se espalhe ao ligar a batedeira). Em seguida bata até que a massa fique com textura de pasta americana/massa de modelar (provavelmente ela vai “subir"pelos batedores envolvendo-os como na foto 4). Na sequência adicione os ovos um por vez.
*ATENÇÃO como ovos tem tamanho diferente é importante observa a textura da massa (ela fica pegajosa mesmo), pode ser necessário acrescentar mais um ovo
Por fim com uma colher adicione os queijos ralados e os pedacinhos de presunto cru, mexendo. Para enrolar unte as mãos com azeite/óleo. Congele em uma assadeira e depois que estiver duro coloque em saquinhos.
Dicas: você pode usar somente um tipo de polvilho. A diferença entre o doce e o azedo é o processo de fermentação pelo qual eles passam. O azedo é utilizado geralmente para fazer biscoito de polvilho (tipo “voador”), deixa o pão de queijo mais leve, cascudo e oco. O doce é tradicionalmente usado para fazer pão de queijo, deixa a massa mais densa. Eu gosto da misturar um pouco dos dois pois a massa fica mais leve, mas não oca e o pão cresce mais.
Você pode usar qualquer queijo curado na receita (cuia, minas, etc). O presunto também é dispensável, mas aconselho incluí-lo.
Se a sua batedeira não for muuuuuito boa, faça a receita na mão para não correr o risco de forçar e queimar o motor. 

Na hora de assar, pré-aqueça o forno por 10 min a 180º graus, coloque o pão e retire quando o fundo estiver marrom.

Lanchinho bom viu?!
Enjoy!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário